Galeria 1618

Seu site de artigos jurídicos

Quais são os casos de dispensa de licitação 2023?

casos de dispensa de licitação
casos de dispensa de licitação

Os casos de dispensa de licitação são previstos na Lei 14.133/2021 (Nova Lei de Licitações). Não poderia ser diferente pois a Constituição Federal permite que a legislação especifique casos de contratação direta, como a dispensa e a inexigibilidade.

Você sabe quais são os casos de dispensa de licitação?  Se você não sabe muito sobre isso – não se preocupe, a nossa equipe preparou esse artigo especialmente para você. Este é o lugar certo!

Quais são os casos de dispensa de licitação 2023?

A Lei 14.133/2021 (Nova Lei de Licitações) divide a dispensa em licitação dispensada (art. 76) e dispensável (art. 75).

Primeiramente, a licitação é dispensada quando a própria Lei 14.133/2021 determina a não realização da licitação pública. Os casos de licitação dispensada são previstos no art. 76 da Nova Lei de Licitação Pública. Aliás, todos os casos de licitação dispensada referem-se à alienação de bens da Administração Pública.

Por sua vez, a licitação é dispensável quando a Lei 14.133/2021 possibilita ao administrador dispensar a licitação. Desse modo, cabe ao administrador público a decisão de realizar ou não a licitação.  Os casos de licitação dispensável são previstos no art. 75 da Nova Lei de Licitação Pública.

Basicamente, a licitação é dispensável em função do(a):

  • valor
  • situação
  • objeto
  • objeto e pessoa
  • pessoa

Por fim, os casos de dispensa de licitação previstos na Nova Lei de Licitações são taxativos, ou seja, o legislador previu todos os casos dessa modalidade de contratação direta.

Portanto, a Lei 14.133/2021 (Nova Lei de Licitações) divide a dispensa em licitação dispensada (art. 76) e dispensável (art. 75).

Enfim, que bom que você chegou até o final! Você tem alguma dúvida sobre o tema? Escreva aqui nos comentários que nós te ajudaremos.

Se puder, compartilhe o artigo para que mais pessoas tenham acesso à informação. Para mais conteúdo como esse continue acessando o nosso blog.