Qual é o valor da pensão por morte 2022?

valor da pensão por morte 2022
valor da pensão por morte 2022

O valor da pensão por morte 2022 é uma das dúvidas dos dependentes do segurado falecido. Isso acontece, pois, as regras da pensão por morte foram alteradas pela recente Reforma da Previdência.

Você sabe qual é o valor da pensão por morte ? Se você não sabe muito sobre isso – não se preocupe, a nossa equipe preparou esse artigo especialmente para você. Este é o lugar certo!

Qual é o valor da pensão por morte 2022?

O valor da pensão por morte 2022 equivale a uma cota familiar de 50% da aposentadoria que o segurado recebia ou da que teria direito caso se aposentasse por invalidez na data do óbito mais 10% para cada dependente habilitado no benefício, até o máximo de 100%.

Por exemplo, se tivermos apenas 2 dependentes (cônjuge e filho), a pensão terá o valor de 70% da aposentadoria que o segurado recebia ou da que teria direito caso se aposentasse por invalidez na data do óbito.

Aliás, ainda que haja mais de 5 dependentes não é possível ultrapassar os 100%. Desse modo, com 6 dependentes, a pensão é igual a 100% da aposentadoria.

Ademais, se um dependente perder direito ao benefício, a cota individual de 10% não pode ser revertida para os demais dependentes. Por fim, antes da Reforma da Previdência, o valor da pensão por morte era 100% da aposentadoria que o segurado recebia ou da que teria direito caso se aposentasse por invalidez na data do óbito.

Portanto, o valor da pensão por morte 2022 equivale a uma cota familiar de 50% da aposentadoria que o segurado recebia ou da que teria direito caso se aposentasse por invalidez na data do óbito mais 10% para cada dependente habilitado no benefício, até o máximo de 100%.

Enfim, que bom que você chegou até o final! Você tem alguma dúvida sobre o tema? Escreva aqui nos comentários que nós te ajudaremos.

Se puder, compartilhe o artigo para que mais pessoas tenham acesso à informação. Para mais conteúdo como esse continue acessando o nosso blog.

Graduado em Direito e Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito Tributário, Direito Administrativo, Direito Constitucional e Direito Processual Civil.