5 melhores livros de direito administrativo para concursos e OAB 2022

melhores livros de direito administrativo para concursos e OAB 2022
melhores livros de direito administrativo para concursos e OAB 2022

Estudar pelos melhores livros de direito administrativo para concursos é o passo inicial para aprovação em qualquer certame público.

Isso acontece pois o direito administrativo é um dos ramos do direito mais cobrados em concursos públicos de nível médio e superior.

Além disso, o direito administrativo é uma das disciplinas exigidas no exame da OAB.

Não poderia ser diferente pois o Direito Administrativo é o ramo do direito público que estuda a atividade administrativa do Estado.

Com o objetivo de lhe auxiliar na escolha do melhor livro de direito administrativo para concursos e OAB 2022, a nossa equipe pesquisou com estudantes, concursandos, concursados e advogados os melhores doutrinadores de direito administrativos.

Direito Administrativo Descomplicado – Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo

A obra Direito Administrativo Descomplicado de Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo é certamente o melhor livro de direito administrativo para concursos e OAB 2023.

Trata-se de uma obra magnífica que consegue ser ao mesmo tempo sucinta e didática, permitindo que o estudante tenha um excelente custo benefício na preparação para concursos públicos de nível médio e superior e provas da OAB.

Basicamente, o livro Direito Administrativo Descomplicado  aborda todos os temas relevantes da disciplina.

De maneira ampla, contempla o conteúdo de editais dos principais concursos públicos, como também os programas das universidades do País. Tudo isso com o rigor científico que exige a matéria.

Além disso, o livro apresenta uma extensa seleção de exercícios extraídos de provas de importantes bancas examinadoras, organizados por assunto, o que permite uma eficaz fixação do conteúdo estudado.

Desse modo, a maestria na comunicação, a clareza na abordagem, a empatia com seu público e a preparação podem explicar parte do sucesso da obra.

Por fim, na edição de 2023, a sala de aula virtual vem integrando o material suplementar com questões interativas das obras Direito Administrativo Descomplicado e Direito Constitucional Descomplicado, proporcionando a conexão entre as duas principais disciplinas do direito, tanto para universitários quanto para concurseiros.

Gostou da nossa indicação? Compre o livro na Amazon com as melhores condições do mercado.

Manual de Direito Administrativo – Alexandre Mazza

A obra Manual de Direito Administrativo de Alexandre Mazza vem ganhando espaço entre os melhores livros de direito administrativo para concurso público e OAB.

Trata-se de obra com ênfase na preparação para provas e concursos públicos, embora possa perfeitamente ser usada na graduação, ou mesmo por profissionais do Direito.

Desse modo, o conteúdo integra de forma inovadora doutrina, legislação, jurisprudência e questões de prova.

Aliás, novos temas passaram a ser abordados, como a teoria da culpa anônima, o princípio da intangibilidade da obra pública, a legislação de enfrentamento da Covid-19, a delegabilidade do poder de polícia a sociedades de economia mista segundo a nova visão do STF, entre outros.

Por fim, a obra possui quadros sinóticos e questões ao final de cada capítulo, mapas mentais e conteúdo em plataforma digital.

Gostou da nossa indicação? Compre o livro na Amazon com as melhores condições do mercado.

Manual de Direito Administrativo – Matheus Carvalho

A obra Manual de Direito Administrativo de Matheus Carvalho também vem ganhando espaço na preferência dos estudantes de concurso público e OAB.

Antes de tudo, o livro é estruturado apresentado em linguagem simples, correta, incisiva, compreensível e direta.

Além disso, inclui vídeos com acesso via QR-code, questões de concursos comentadas, quadro sinóptico, súmulas,  jurisprudência do STF e STJ organizadas ao final dos capítulos  e destaque em colorido para as partes mais importantes.

Após cada capítulo, o Manual de Direito Administrativo de Matheus Carvalho traz ainda questões cobradas em concursos para o ingresso em carreiras jurídicas e voltadas ao Direito Administrativo.

Tudo isso para permitir a assimilação e a revisão rápida e concisa dos conteúdos abordados. As temáticas foram cuidadosamente selecionadas de provas para diversos órgãos públicos e aplicadas por bancas já consagradas, como o Cespe/UnB, Fundação Carlos Chagas (FCC), Vunesp e a Esaf.

Desse modo, o livro volta-se tanto ao público acadêmico quanto àqueles que se preparam para enfrentar concursos públicos. Gostou da nossa indicação? Compre o livro na Amazon com as melhores condições do mercado.

Manual de Direito Administrativo – José dos Santos Carvalho Filho

A obra Manual de Direito Administrativo de José dos Santos Carvalho Filho é indiscutivelmente uma das mais completas do ponto de vista técnico jurídico.

Desse modo, é mais voltada para o estudo para concursos públicos de nível superior (magistratura, promotoria, defensoria e procuradoria).

O autor é mestre em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tendo lecionado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e na Estácio de Sá (UNESA), bem como nos cursos de pós-graduação da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade Candido Mendes (UCAM).

Além disso, ministrou aulas em vários cursos preparatórios para concursos públicos e integrou a equipe docente da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) e da Fundação Escola do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (FEMPERJ).

É, ainda, procurador de justiça do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (aposentado), instituição na qual ocupou vários cargos de assessoria, além da função de consultor jurídico do Ministério Público (2009/2012).

Gostou da nossa indicação? Compre o livro na Amazon com as melhores condições do mercado.

Direito Administrativo – Maria Sylvia Zanella Di Pietro

A obra Direito Administrativo de Maria Sylvia Zanella Di Pietro é um clássico da doutrina de Direito Administrativo. A autora é professora titular aposentada de Direito Administrativo na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

A edição de 2022 (35ª edição) contém 1120 páginas e aponta as diferenças entre a legislação anterior e a nova lei – Lei Geral de Licitações e Contratos Administrativos (Lei 14.133/2021).

Além disso, a edição analisa as inovações introduzidas pelas Emendas Constitucionais 113 e 114, de 2021, no que diz respeito ao pagamento de precatórios, e a Lei Complementar nº 182, de 2021, que institui o marco legal das startups e do empreendedorismo inovador.

Gostou da nossa indicação? Compre o livro na Amazon com as melhores condições do mercado.

Enfim, que bom que você chegou até o final! Gostou das nossas indicações dos melhores livros de direito administrativo?

Você tem alguma dúvida sobre o tema? Escreva aqui nos comentários que nós te ajudaremos.

Para mais conteúdo continue acessando o nosso blog.

Graduado em Direito e Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito Tributário, Direito Administrativo, Direito Constitucional e Direito Processual Civil.